segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Prof.Icaro no passeio com as crianças especial !


"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".

Boa Semana !

"Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios".
 
"O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre".

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

WebConferência - Dia 05 de Dezembro - Quarta - Carreira do Magistério

 

Local: Auditório Franco Montoro - ALESP - A APEOESP realizará webconferência sobre o andamento das discussões referentes à carreira do magistério e à análise do documento da SEE sobre o assunto enviado aos membros da Comissão Paritária.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Boa Semana !

"Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si".

 
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Boletim 1 - V Conferência Estadual de Educação da APEOESP

A V Conferência Estadual de Educação da APEOESP será realizada no período de 28 a 30 de novembro próximo, na cidade de Serra Negra.


Boletim 1 - V Conferência Estadual de Educação da APEOESP

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Câmara vira as costas para a educação pública.

O descompromisso do Congresso Nacional com a universalização e a qualidade da educação pública revela os bastidores de uma luta de classes intensa, em que as elites nacionais continuam a ditar as regras no parlamento.

Todo o processo de discussão e votação dos royalties foi liderado pela oposição, revelando a falta de coordenação política do Governo, que foi quem propôs destinar os recursos para a educação.

No próximo ano, os estados e municípios não produtores de petróleo receberão recursos extras dos royalties na ordem de R$ 8 bilhões. E a CNTE e seus sindicatos filiados cobrarão mais investimentos na educação, a começar pelo cumprimento integral da Lei do Piso do Magistério.


Boa Semana !

"O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior".

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Prof. Icaro na festa do halloween com as crianças especial !

"O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá".

A medida da vida não é a sua duração, mas a sua doação.

Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.







segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Boa Semana !

"Prefiro uma semana de completa felicidade que um ano tentando encontrá-la".

"A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira"

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Parabéns ao novo Prefeito Fernando Haddad !

"Talento é dom, é graça. E sucesso nada tem haver com sorte, mas com determinação e trabalho".

A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.

Parabéns pela Vitória !

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Concurso


http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

Ministro pede propostas a secretários para mudar ensino médio já em 2013

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pediu aos secretários estaduais de Educação um esforço para, o mais breve possível, definirem as propostas de mudanças para melhorar o ensino médio. A solicitação foi feita na abertura do 3º Encontro Ordinário do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), realizado nesta quinta-feira, 18, em Florianópolis.


O encontro termina nesta sexta-feira, 19. Os secretários reconhecem a necessidade de um pacto nacional, mas querem preservar a identidade local nos temas. Mercadante disse ainda que há programas do governo destinados à melhoria do ensino médio, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Ele citou ainda a recente sanção da Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012).

 “Os estados precisam defender a proposta do MEC para que todos os royalties do petróleo sejam destinados à educação”, disse o ministro.




sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Feliz Dia dos Professores !

Professor – O INSUBSTITUÍVEL 

Mesmo que a máquina venha substituir o professor no amanhã, esta não será capaz de germinar idéias e sugestões.


"Professor, uma profissão! Educador, a mais nobre de todas as missões".


"Não basta apenas ser professor, é preciso ser mestre na arte de ensinar".

Feliz Dia das Crianças !

"A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança".

"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a".

jb6.jpg

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Boa Semana!

"A vitória não pertence aos mais fortes, mas sim aos que a perseguem por mais tempo!"

Vitória do vereador Senival Moura!

Agradecemos aos Educadores que colaboraram com a reeleição de nosso nobre Vereador Senival Moura, e a grande virada de nosso Futuro prefeito Fernando Haddad ao segundoTurno.
Desde já estamos unidos para grande Vitória.
Parabéns vereador Senival Moura !



domingo, 30 de setembro de 2012

Em creche de SP, crianças aprendem a conviver com deficiente e estrangeiro sem preconceito

Na creche pré-escola Oeste da USP (Universidade de São Paulo), a diversidade é parte da rotina. A unidade, que fica na Cidade Universitária, em São Paulo, recebe, com naturalidade, alunos deficientes, estrangeiros recém-chegados ao país e crianças das diversas classes sociais.
A creche possibilita essa oportunidade para que essas crianças aprendam a trabalhar e a conviver em grupo com quem é diferente (seja por alguma condição física ou social) e a aceitar essas diferenças. Esse tipo de experiência é positivo no desenvolvimento da educação infantil.
Nesse sentido, a educação inclusiva, que integra alunos em situação de inclusão a turmas regulares, evidencia esse espírito de “estar com o diferente” e aprender com essas relações. As crianças, segundo princípios da educação inclusiva, devem aprender juntas, independentemente das dificuldades que possam ter. 
“Nosso foco principal é olhar para a criança em situação de inclusão e ajudá-la a participar das propostas junto ao grupo dela, facilitando as relações entre eles, a aquisição de conhecimento, de descobertas, o fomento a criatividade, ao conhecimento, sendo crianças em situação de inclusão ou não”.


Esse sim é o Brasil do amor e da inclusão que queremos ver no futuro!!

Boa Semana !

"Tenha paz essa semana, abrace e diga sempre Bom Dia" !!!

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita".

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

 CONVITE

Convido você professor para o
2º Encontro dos Educadores
DIA:22/09/2012 às 09:00hs
Palestrante: Profº DR Psicopedagogia
Jose Ivanildo F.dos Santos
Espaço Maria Mariá
Rua Miguel de Arizo, 99 
Vila Chabilândia
Com a presença do 
Vereador Senival Moura
13800 

Conto com sua presença!

domingo, 16 de setembro de 2012

Plenária no Itaim Paulista

Plenária realizada no Itaim Paulista com a presença de toda a comunidade, movimentos populares, moradia, liderança, comunidade escolar e educadores.
O nobre Vereador Senival Moura, fez um discurso sobre todas as necessidades da região e comentou sobre a parte do orçamento que foi destinada a comunidade.
Vamos a Vitória companheiros !!

Senival  13800
Haddad 13








Boa Semana !

A alegria evita mil males e prolonga a vida.

Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.
Um espírito livre, fotocompositora

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conheça a história da escola: Visite o Memorial da Educação!

Acervo promove a preservação do patrimônio histórico-cultural das escolas públicas estaduais.


Memorial da Educação é um espaço destinado à preservação da memória estudantil paulista. O acervo é constituído por objetos de antiguidade do universo escolar, como documentos, livros, cartilhas, móveis, além de outras peças que retratam mais de um século de história da educação no Estado. Os itens que compõem o museu foram adquiridos por meio de doações da antiga E. E. Caetano de Campos e outras escolas da rede.

Os visitantes têm a oportunidade de analisarem o sistema educacional de antes e atualmente, refletindo sobre as mudanças e avanços acontecidos nos últimos anos. A coordenadora do Memorial, Sueli Ramos da Silva, destaca o trabalho que é desenvolvido com os visitantes. “Nós trabalhamos com monitorias aqui na exposição em que nós temos uma ação educativa de acordo com o grupo que vem, nós preparamos, fazemos material, e damos um subsídio onde eles possam levar algumas reflexões para ampliar o conhecimento sobre história da educação por meio de tudo que eles viram aqui”.



Boa Semana !

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer".


"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita".

Estamos juntos nessa caminhada rumo á vitória!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Futuro Prefeito


Entrevista do Vereador Senival Moura com o candidato e futuro prefeito de São Paulo Fernando Haddad, falando sobre o Esporte e Lazer.

Boa Semana !

"A esperança não será a prova de um sentido oculto da Existência., uma coisa que merece que se lute por ela".

"Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior".

Sancionada lei que cria cotas para estudante da rede pública

A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou na tarde desta quarta-feira, 29, a lei que institui a reserva de 50% das vagas ofertadas em instituições federais de educação superior para estudantes provenientes de escolas públicas. A lei já valerá para os próximos vestibulares das instituições e também na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A regulamentação, com o cronograma para a adequação das universidades à lei, está prevista para setembro.

A implantação das cotas ocorrerá de forma progressiva ao longo dos próximos quatro anos, até chegar à metade da oferta total do ensino público superior federal. Em 2013 terão de ser reservadas, pelo menos, 12,5% do número de vagas ofertadas atualmente – o que equivale a 25% do total que será reservado para ingresso por meio de cotas. A presidenta vetou o artigo 2º do projeto aprovado pelo Congresso Nacional, que instituía a média das notas dos alunos como um dos critérios para ingresso.

Para o ministro, a sanção da lei representará um estímulo para os estudantes do ensino médio público. “Para os estudantes da rede pública, em especial o nível médio, esta lei vai representar uma grande motivação porque eles terão, até o final de quatro anos, de forma progressiva, metade das vagas nas universidades federais”.

sábado, 1 de setembro de 2012

Ciência sem Fronteiras

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebeu nesta sexta-feira, 31, comitiva composta por representantes de 66 universidades norte-americanas, que estão no Brasil para participar da feira Education USA, que vai ser realizada em São Paulo na próxima semana. Liderada pelo vice-ministro de comércio dos Estados Unidos, Francisco Sánchez, e acompanhada pelo embaixador daquele país no Brasil, Thomas Shannon, a delegação conversou com o ministro sobre o programa Ciência sem Fronteiras, que deverá enviar 101 mil bolsistas para universidades norte-americanas em quatro anos. 

Com forte tradição universitária e destaque em ciência, tecnologia e inovação, os Estados Unidos são uma das principais opções dos estudantes brasileiros que buscam bolsas de estudos no exterior pelo Ciência sem Fronteiras. “Os Estados Unidos são líderes no que diz respeito à educação de qualidade, principalmente nas áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras, como as engenharias, tecnologias e ciência da computação”.

O Ministério da Educação vai aplicar cerca de 150 mil exames de proficiência em inglês para estudantes que podem pleitear as bolsas do programa. “A partir desse exame, vamos identificar os alunos que estão próximos de obter a aprovação e vamos dar prioridade a esses alunos, montando uma estrutura de oferta de cursos de inglês nas universidades federais”.

O ministro reafirmou o interesse do Brasil de apoiar o programa educacional dos Estados Unidos, que vai enviar à América Latina e Caribe 100 mil estudantes norte-americanos nos próximos 10 anos e com isso intensificar o intercâmbio educacional e científico entre os dois países. “Esses estudantes poderiam contribuir com o grande esforço que estamos fazendo para melhorar a proficiência dos nossos estudantes”.
O programa estabelece a oferta de bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação, que poderão fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil. 


TEMOS QUE TER OPORTUNIDADES, PARA QUE ASSIM POSSAMOS MUDAR NOSSA EDUCAÇÃO !

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dilma diz ser oportuno financiar educação com royalties do petróleo

 A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira que o Congresso aprove a lei que trata da nova divisão dos royalties do petróleo, inclusive da camada pré-sal, e disse que seria oportuno que os parlamentares destinem uma parte do fundo social para aumentar os investimentos em Educação.

"É muito justo que parte do fundo social, aquele que construímos para colocar os recursos do modelo de partilha, seja destinado para a Educação", declarou na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CNDES), no Palácio do Planalto.
A presidente disse que o governo "sempre" é a favor do investimento em Educação, mas frisou que é necessário que haja uma fonte de recursos para o aumento da verba para o setor. "Por isso concordamos que o Brasil possa gastar mais na Educação. Talvez até dobrar", afirmou, fazendo referência à proposta do Plano Nacional de Educação aprovado por comissão da Câmara que dobra os atuais gastos no setor até o fim da década. 

Se houver a proposta de aumento do investimento em Educação sem uma fonte para esses recursos, o país estaria praticando uma "uma imperdoável demagogia" com o setor.

Contagem regressiva para a VI Marcha Nacional Pela Educação


Conheça os detalhes das principais bandeiras da Marcha:


Piso: cumprimento integral da Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei 11.738), que estabelece atualmente o piso de R$ 1.451, o que ainda não é respeitado por vários estados e municípios.
Garantir o anúncio do reajuste do piso para 2012, o que não ocorreu, embora o Fundeb já tenha sido oficialmente divulgado.
10% do PIB: aprovação da destinação de 10% do PIB brasileiro para a educação até 2020. O ministro da educação, Aloizio Mercadante e a presidenta Dilma Rousseff, defendem a aplicação de 100% dos royalties do petróleo na educação para o cumprimento da meta.
PNE: aprovação integral no Senado do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10), já formulado e debatido por uma Comissão Especial. Atualmente o PNE enfrenta recurso, revendo a decisão da Comissão, que pretende levá-lo para votação na Câmara dos Deputados. A CNTE defende o cumprimento do acordo e a votação direta no Senado Federal.
Carreira: valorização do plano de carreira para os profissionais da educação. A CNTE já propôs diretrizes claras sobre o tema, disponíveis aqui.
Jornada: normatização da jornada de trabalho do magistério, com o respeito ao cumprimento de um terço da jornada para a hora-atividade, conforme previsto na Lei 11.738 (Lei Nacional do Piso).

A Marcha Nacional é um grande instrumento de pressão para a necessária melhoria da educação no Brasil e valorização dos profissionais.

Marcada para o dia 05 de setembro em Brasília.

 Início da Marcha às 9:00 até o Congresso Nacional, com previsão de encerramento às 14:30. 

Vigília das 18:00 até às 3:00 da manhã do dia 06/09/2012 na Praça dos Três Poderes.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dilma afirma que o Brasil de hoje é o país da meritocracia

Dilma destacou ainda a importância do ensino público na redução da desigualdade. "A escola tem um aspecto de dar oportunidades para aquela faixa da população que não nasceu com todas as condições que no Brasil do passado garantiam o sucesso".

A presidente ressaltou a importância da educação pública na melhora das condições de vida das populações mais pobres. "A universidade vai servir também para os alunos do ensino público".


De acordo com ela, a escola pública tem um importante papel no desenvolvimento da ciência e da inovação no país. "Apostamos na renovação para ampliar a produtividade do nosso país".


"Sabemos que o Brasil precisa muito do que estamos vivenciando aqui hoje", afirmou Dilma. "Nós vamos dar os necessários passos a frente quando conseguirmos generalizar em todo o país essa vocação científica".

Boa Semana !

"O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la".

"O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento".

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Parabéns ao Professor Icaro !

Que todas as maravilhas venham repousar sobre ti neste dia tão lindo. A tua existência é o maior motivo da minha alegria, por isso te desejo todo amor e felicidade que mereces. Meus parabéns e um Feliz Aniversário!



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vereador que faz acontecer !


O canditato que atua junto as necessidades das comunidades !

Boa Semana !

“A educação é a base, o princípio da transformação de qualquer ser humano. Quando se tem uma educação desenvolvida junto com a comunidade, é possível afastar o jovem da criminalidade e da violência". 

Seminário Internacional debate o direito à educação na primeira infância


Evento é aberto ao público e será realizado em São Paulo no dia 22/8, às 19h; na ocasião, será apresentado o relatório internacional “Direitos desde o princípio: Educação e Cuidados na Primeira Infância”, da Campanha Mundial pela Educação.
O relatório foi produzido no marco da Semana de Ação Mundial 2012, mobilização internacional que neste ano destacou como tema o direito à educação na primeira infância, e teve ampla participação da sociedade civil em todo o mundo. Os autores sublinham que apenas a metade dos países do mundo tem programas oficiais voltados a crianças de até 3 anos e que, mesmo nestes países, apenas uma minoria das crianças nesta faixa etária é atendida.

Local: Auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Av. da Universidade, 220 - Travessa Onze - Cidade Universitária - São Paulo.
 
campana@campanaderechoeducacion.org

domingo, 19 de agosto de 2012

Ministro quer mais agilidade na reforma do ensino médio

Com relação a essa etapa do ensino, em que os dados do Ideb apontam quadro de estabilidade, Mercadante diz que as ações devem passar pela ampliação das escolas de tempo integral e pela reformulação do currículo. “Precisamos de um novo currículo, mais flexível, menos fragmentado, tirando um pouco dessa sobrecarga de disciplinas”, afirmou o ministro, no programa de rádio Hora da Educação, nesta sexta-feira, 17. O ensino médio da rede pública tem hoje 13 disciplinas obrigatórias, mas pode chegar a 19, com as opcionais.


Ainda de acordo com o ministro, haverá pressão por resultados no Enem, “que vai ser o elemento estruturante do ensino médio”. 

As novas diretrizes do ensino médio, homologadas em janeiro deste ano, estabelecem que o MEC encaminhe ao Conselho Nacional de Educação (CNE) uma proposta de novo currículo. O projeto será apresentado em consonância com o Plano Nacional de Educação, que prevê o direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes do ensino médio. Já está em andamento o estudo que permitirá o aprofundamento e o detalhamento dessa proposta curricular. 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Boa Semana !

Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.

Professores da rede têm entrada gratuita na 22ª Bienal do Livro

Com uma programação repleta de oficinas e palestras, o espaço promete dar foco à formação do professor-leitor. “A ideia é que se o professor não for um bom leitor,ele dificilmente conseguirá formar bons leitores”

Para os 235 mil professores da rede estadual de ensino, fica a dica: Visite o Espaço do Professor na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Presidente do CNE defende mais autonomia para escolas públicas

“As diretrizes devem provocar a reação da escola”, diz ele, convencido de que a transformação da etapa final da educação básica no Brasil só se dará a partir de projetos político-pedagógicos criados pelas escolas públicas.  “A educação se faz na escola, na sala de aula, na relação do aluno com o professor. Não adianta a gente imaginar que essa transformação vai ocorrer por meio de uma lei”, afirmou José Fernandes, em entrevista à Rede de Comunicadores da Educação. “Não dá para se fazer no Brasil uma receita única, rígida, que se aplica a todas as escolas e regiões. Temos de dar sinalizações, direcionamentos, e apostar no compromisso e na capacidade dos professores e das escolas”.“A legislação dá autonomia para as escolas criarem seus projetos pedagógicos, mas, muitas vezes, elas não se sentem à vontade para essas mudanças ou não têm informações suficientes. As diretrizes devem provocar esse debate para que as escolas assumam o compromisso de melhorar a educação”, diz. O Ministério da Educação envia ainda este ano as diretrizes para todas as escolas públicas.“A escola deve dar conta dos conhecimentos científicos, mas as diretrizes deixam claro que não são únicos. É preciso tratar da relação entre as pessoas e com o meio ambiente”, explica. Por isso, a importância da formação continuada dos professores para a atualização de conteúdos.  

frases

A compaixão tem pouco valor se permanece uma idéia; ela deve tornar-se nossa atitude em relação aos outros, refletida em todos os nossos pensamentos e ações.


"Obstáculo é aquilo que você enxerga quando tira os olhos do seu objetivo."

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Educação no Brasil

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). 

O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação). Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia). Entretanto, podemos notar que a evolução da sociedade, de certo modo, faz com que a escola se adapte para uma vida moderna, mas de maneira defensiva, tardia, sem garantir a elevação do nível da educação. Já sabemos que não basta, como se pensou nos anos 1950 e 1960, dotar professores de livros e novos materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina. Para uma mudança efetiva de crença e de atitude, caberia considerar os professores como sujeitos. Sujeitos que, em atividade profissional, são levados a se envolver em situações formais de aprendizagem. Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, feita de cima para baixo, e se converter em um verdadeiro processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo, e não como uma agressão.

Enquanto isso, nós continuamos longe de atingir a meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade e carregando o fardo de um baixo desempenho no IDEB. Com o índice de aprovação na média de 0 a 10, os estudantes brasileiros tiveram a pontuação de 4,6 em 2009. A meta do país é de chegar a 6 em 2022.




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Frase

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".


Processo de Atribuição de Aulas e Classes 


Para o processo seletivo, professores candidatos à contratação temporária para o ano letivo de 2013 e que não atuaram na rede estadual neste ano podem se inscrever para a prova até o dia 17 de setembro em uma das 91 Diretorias Regionais de ensino em todo o Estado.
Para o processo de atribuição de aulas e classes, os docentes estáveis e temporários atuantes em 2012 deverão fazer o cadastro diretamente no Portal da Secretaria da Educação, de hoje até 19 de setembro, além de se inscreverem no processo seletivo simplificado em uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino.
Os professores efetivos, que não precisam participar do processo seletivo, devem fazer a inscrição para a atribuição de aulas ou classes entre os dias 24 de setembro e 26 de outubro, pelo Portal da Educação.
Para o processo de atribuição de aulas e classes, os docentes estáveis e temporários atuantes em 2012 deverão fazer o cadastro diretamente no Portal da Secretaria da Educação, de hoje até 19 de setembro, além de se inscreverem no processo seletivo simplificado em uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino.
Os professores efetivos, que não precisam participar do processo seletivo, devem fazer a inscrição para a atribuição de aulas ou classes entre os dias 24 de setembro e 26 de outubro, pelo Portal da Educação.

Os docentes interessados devem comparecer à Diretoria Regional de Ensino de sua preferência munidos de documentos pessoais e comprovante de habilitação ou qualificação docente.


http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/processo-de-atribuicao-de-aulas-e-classes-comeca-nesta-quarta-feira

terça-feira, 31 de julho de 2012

Frases



"O mestre disse: Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta".


"Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem".


Boa Tarde à todos !



segunda-feira, 30 de julho de 2012

Reunião

Com a formação do Grupo Especial de Assessoria Educacional, temos como Apoio o político do Exmo Vereador Senival Moura para análise e apresentação de propostas ligadas ao campo da Educação.Tais propostas devem contemplar ações e projetos nas esferas municipal e estadual que possam além de atenderem critérios como justiça social e idoneidade serem rapidamente implementados, visando atenuar o nivél de vulnerabilidade social em nossa região, e também atender os justos reclamos da sociedade e cidadãos da Zona Leste, que necessitam de maior apoio e atenção no concernente a esta área tão importante e transformadora, vital para uma vida mais justa e igualitária que é a EDUCAÇÃO. 

Conforme entendimentos mantidos durante reuniões.



Frases

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção''.


"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Prefeitura de São Paulo abre concurso para 3.189 vagas

Concurso da Prefeitura de São Paulo oferece vagas para cargos vagos de Professor de Ensino Fundamental II e Médio e de Especialista em Desenvolvimento Urbano I.

concursosfcc.com.br/

Abertas inscrições para projetos científico-educacionais em Cuba


Quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 15:24


Grupos de pesquisa de todo país têm até 20 de setembro para apresentar projetos de intercâmbio educacional e científico entre Brasil e Cuba. O edital prevê o financiamento de bolsas de estudos para doutorado e pós-doutorado em instituições cubanas para apoio a pesquisas em todas as áreas do conhecimento.

As missões de estudos podem ter duração de três meses a um ano e ser realizadas duas vezes ao ano. Para participar, os grupos de pesquisa precisam ser vinculados a um programa de pós-graduação avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, preferencialmente, com conceitos de excelência 5, 6 ou 7. Os pesquisadores também precisam fazer a publicação conjunta de artigos técnico-científicos, e o coordenador do projeto, comprovar o título de doutor há pelo menos cinco anos, além de ter a equipe composta por no mínimo dois doutores. O grupo também deve se comprometer a formar recursos humanos, entre outros requisitos.

Além da bolsa de estudos, a Capes paga transporte aéreo, diárias, seguro-saúde e auxílio-instalação para as missões aprovadas nos projetos, que podem ser do tipo missão de trabalho ou de estudo. Após a aprovação, os trabalhos podem ser realizados em dois anos, renováveis por mais dois.

O edital também prevê a vinda de doutores e pesquisadores cubanos ao Brasil. O início das atividades dos projetos e a liberação dos recursos estão previstos para janeiro de 2013.

Mais informações, inscrições e edital na página da Capes na internet.


http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/cuba/mes-projetos

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Comunicado sobre as eleições 2012


Comunicado
Brasília, 11 de julho de 2012
Companheiros (as) dirigentes petistas

Venho por meio deste, comunicar que a Secretaria Nacional de Comunicação do PT, preparou uma série de ações práticas para a campanha eleitoral de 2012.

•    - gravação de depoimentos para rádio e TV com apoios para nossos candidatos com a direção nacional do PT, deputados federais, senadores e ministros. Os vídeos serão enviados para os comitês em DVD e postados na internet, assim como os áudios;

•    - blogs “RedePT13” com informações do governo federal separados por estado e cidades.

Clique no link para conhecer e divulgar: http://redept13.blogspot.com.br/. Solicitamos que enviem notícias das campanhas locais para repercutirmos no Portal do PT nacional.

O e-mail de contato para solicitações de gravações é pteleicoes@gmail.com.

O ex-presidente Lula também está se organizando para gravar os depoimentos. O e-mail para solicitações é campanha2012@pt.org.br

Solicitamos a divulgação deste recurso às coordenações de candidaturas no seu respectivo estado.

Saudações petistas com os votos de uma excelente e vitoriosa campanha.
 
Abraço,

Número de brasileiros com ensino superior aumenta mais de quatro vezes em dez anos

Percentualmente, o país passou de 2,7% da população com ensino superior para 13,39% nos últimos dez anos. O número de mestres e doutores também aumentou, passando de 0,18% para 0,83%, de acordo com os dados. Apesar do crescimento, o percentual ainda é considerado baixo e pode ser um entrave para o projeto de desenvolvimento do país, de acordo com a especialista em políticas públicas educacionais Maria Beatriz Luce. “Precisamos aumentar a escolaridade geral dos brasileiros para garantir acesso a novas tecnologias”.


O novo Plano Nacional de Educação – que foi aprovado esta semana pela Câmara dos Deputados e será encaminhado para o Senado – prevê chegar a 30% da população com ensino superior em dez anos, sendo 50% desse total de jovens entre 18 e 24 anos. O documento prevê, ainda, o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor dentro de uma década. “É uma meta bem mais ambiciosa, principalmente porque tem como foco expandir o acesso ao ensino superior garantindo qualidade”

“Passamos por um processo grande de interiorização das universidades federais, que deixaram de estar concentradas nas grandes cidades. Isso evita que os jovens tenham que se deslocar e permite a população adulta, que já trabalha, conseguir estudar”.Iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas de estudo de 100% e 50% em faculdades particulares – também colaboraram. “O primeiro permitiu que todas as vagas ofertadas nas universidades federais fossem preenchidas e o segundo que a população de baixa renda tivesse acesso ao ensino superior.”

FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no SINAES. O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.
Acesse o site do FIES e faça sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br/
Universidades estrangeiras de renome oferecem 27 cursos online gratuitos no 2° semestre

Segue Link: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/07/24/universidades-estrangeiras-de-renome-oferecem-27-cursos-online-gratuitos-no-2-semestre.htm

Representantes dos professores universitários não gostaram de proposta de reajuste do governo

Luciene Cruz
Da Agência Brasil, em Brasília
Os representantes das instituições federais de ensino continuam insatisfeitos com a oferta do governo, depois de mais uma rodada de negociação. A nova proposta de reajustes foi apresentada nesta terça-feira (24) e inclui reajustes que variam de 25% a 40% e a antecipação da vigência do plano de reestruturação de carreiras.
Segundo a presidente do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Marinalva Oliveira, a oferta governamental não teve avanço. “É a mesma essência da proposta anterior, ou seja, não reestrutura a carreira”, reclamou.
A nova proposta será levada às assembleias nos estados. O parecer da categoria deve ser apresentado até a próxima semana. “Vamos levar a proposta às nossas bases, realizar assembleias para que retornemos ao governo com um posicionamento”, disse. Os representantes do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) também não concordaram com a nova oferta.

Câmara aprova 10% do PIB para a Educação


Nesta terça-feira, 26 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou, com o voto de todas as lideranças partidárias, a proposta de Plano Nacional de Educação contendo a elevação dos recursos para o setor educacional para 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Conforme o texto aprovado, a determinação é que se amplie os recursos para a Educação, dos atuais 5,1% do PIB para 7%, no prazo de cinco anos, até atingir os 10% ao fim de vigência do plano. A proposta agora segue para o Senado.

GOVERNO ESTADUAL DESACATA DECISÃO JUDICIAL E NÃO QUER CUMPRIR JORNADA DE 1/3 DE HORA ATIVIDADE

A lei do piso é uma conquista importante para todos que lutam por uma educação de qualidade. São Paulo desde 2008 resiste em cumpri-la. Agora não vendo mais saída criou manobras aritméticas para mais uma vez não respeitar a lei no que diz respeito à jornada de trabalho.

O governo do Estado de São Paulo está destruindo a profissão do professor na rede pública

Nos mais de 15 anos de governo tucano no estado de São Paulo, o PSDB atacou duramente os professores retirando direitos e benefícios, e reduzindo o salário e alimentação aos níveis mais baixos do país.



Governo do PSDB humilha professores com vale-coxinha de R$ 4 e proibição de comer merenda

Primeiro o governo do PSDB comete o verdadeiro crime de pagar um salário de fome aos professores (roubando mais de 50% do poder de compra dos salários nas duas últimas décadas) e não cumpre sequer com a Lei 11.738 que manda reduzir a jornada dos professores, estabelecendo o máximo de 2/3 da jornada em atividades com alunos. Ao mesmo tempo, mostrando sua disposição de maltratar os educadores, há 12 anos, paga um “tíquete-alimentação” de R$ 4 apenas para uma parte da categoria e não contempla todos os dias do mês.

Desta forma, dezenas de milhares de professores que trabalham em duas, três ou mais escolas, em até três períodos, são obrigados a se servir da merenda escolar por não dispor de tempo e recursos para sequer lanchar na cantina da escola (onde há).

GOVERNO DO ESTADO CONTINUA ATAQUE CONTRA PROFESSORES CONCURSADOS

Recentes reportagens veiculadas informam que o Estado de São Paulo continua vetando a posse de professores concursados. Depois do veto por problemas de obesidade, miopia e outros, agora ele ocorre com professores que em algum momento estiveram em licença por motivo de depressão.

Trata-se de mais uma decisão absurda do governo estadual, que submete esses profissionais a uma situação de discriminação, injustiça e preconceito, num contexto aonde o Brasil vem avançando na garantia dos direitos humanos a parcelas cada vez maiores da população. O exemplo dos profissionais anteriormente vetados – e que movem ações contra o Estado. Esses professores ministram aulas na rede estadual de ensino como temporários. Assim, perguntamos novamente: por que esses professores podem ser ocupantes de função atividade, mas não podem ser efetivos?



MILHARES DE PROFESSORES/AS ESTÃO SEM SALÁRIOS!



O governo Alckmin/Hermann a cada ano amplia os ataques aos direitos dos professores/as. Se fosse pouco a divisão de nossas férias e o fim da categoria L, neste mês de março milhares de professores/as não receberam seus salários.



Essa situação ocorreu com os novos professores/as categoria O, os efetivos que assumiram este ano e com os professores/as que tiveram aulas atribuídas após a fase inicial.

Debates


MODELO PRIVATISTA E AS ALTERAÇÕES NO ENSINO MÉDIO EM SÃO PAULO

Governo Tucano quer privatizar a escola Pública.

Contratação do profissional através do mecanismo subjetivo do “Perfil”, acabando com o sistema de pontuação previsto no Estatuto do Magistério – Lei nº 444/85;

Introdução de avaliações periódicas para os profissionais nelas inscritos;

Possibilidade de dispensa do docente no decorrer do ano letivo;

Maior controle dos profissionais por parte da direção e diretoria de ensino;

O aprofundamento do sistema de bonificação via 50% a mais no salário;

A ampliação dos “projetos da pasta”, que contribui para a, maior, divisão de nossa categoria.

domingo, 22 de julho de 2012

Proposta de Trabalho

Com objetivo de traçar propostas, preferencialmente em São Miguel / Itaim Paulista, bem como delinear ações, com a participação de educadores, especialistas e outros convidados de setores da sociedade,bem como oferecer e servir melhores perspectivas e lutar por mudanças significativas na qualidade da educação, visando à comunidade carente de nossa região:

  • Trazer a comunidade escolar pais , alunos e professores para o centro do debate, com a perspectiva de sugestões e contribuições para a melhor concepção dos projetos ;
  • Moldar,delinear de forma transparente e democrática alternativas de cunho cultural, educacional e social ;
  • Conscientizar a população e sugerir ações para politizá-la e esclarecer no sentido de cobrar e exigir das instituições e poderes públicos, seus direitos enquanto cidadãos ;
  • Aproximação e interação com projetos já existentes como o UNESP vai a escola, Projeto Curumim, Manifesto de Apoio a Cultura, Vai de cultura e Vai de esporte; 
  • Apropriar-se das estruturas dos CEUs municipais para oferecimento de cursos de idiomas e informática abertos a comunidade, bem como sua efetiva inclusão como alternativa de lazer à noite e finais de semana ;
  • Escolas estaduais abertas consistem no projeto de oferecer alternativas como quadras e bibliotecas das escolas estaduais como espaços de lazer e cultura abertos a população em geral circunvizinha a estas escolas com perspectivas de lazer e criação da hábitos saudáveis , como esportes e apresentações de projetos culturais com música, teatro, artes visuais e circenses, entre outros ;
  • Geração de projetos integrados , cultura , esporte , educação ;
  • Criação e operacionalização urgente de um Centro de Convivência Infantil (CCI/CEI) creche , na zona leste em local ainda a ser definido, considerando a grande demanda por este tipo de equipamento, com um projeto multidisciplinar , com um atendimento e qualificação diferenciada agregado a Prefeitura Municipal de São Paulo ; 
  • Incentivo ao esporte popular com iniciativas como , por exemplo , campeonatos de futebol , vôlei , basquete e outros esportes com a coordenação de professores de educação física .