quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dilma diz ser oportuno financiar educação com royalties do petróleo

 A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira que o Congresso aprove a lei que trata da nova divisão dos royalties do petróleo, inclusive da camada pré-sal, e disse que seria oportuno que os parlamentares destinem uma parte do fundo social para aumentar os investimentos em Educação.

"É muito justo que parte do fundo social, aquele que construímos para colocar os recursos do modelo de partilha, seja destinado para a Educação", declarou na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CNDES), no Palácio do Planalto.
A presidente disse que o governo "sempre" é a favor do investimento em Educação, mas frisou que é necessário que haja uma fonte de recursos para o aumento da verba para o setor. "Por isso concordamos que o Brasil possa gastar mais na Educação. Talvez até dobrar", afirmou, fazendo referência à proposta do Plano Nacional de Educação aprovado por comissão da Câmara que dobra os atuais gastos no setor até o fim da década. 

Se houver a proposta de aumento do investimento em Educação sem uma fonte para esses recursos, o país estaria praticando uma "uma imperdoável demagogia" com o setor.

Contagem regressiva para a VI Marcha Nacional Pela Educação


Conheça os detalhes das principais bandeiras da Marcha:


Piso: cumprimento integral da Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei 11.738), que estabelece atualmente o piso de R$ 1.451, o que ainda não é respeitado por vários estados e municípios.
Garantir o anúncio do reajuste do piso para 2012, o que não ocorreu, embora o Fundeb já tenha sido oficialmente divulgado.
10% do PIB: aprovação da destinação de 10% do PIB brasileiro para a educação até 2020. O ministro da educação, Aloizio Mercadante e a presidenta Dilma Rousseff, defendem a aplicação de 100% dos royalties do petróleo na educação para o cumprimento da meta.
PNE: aprovação integral no Senado do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10), já formulado e debatido por uma Comissão Especial. Atualmente o PNE enfrenta recurso, revendo a decisão da Comissão, que pretende levá-lo para votação na Câmara dos Deputados. A CNTE defende o cumprimento do acordo e a votação direta no Senado Federal.
Carreira: valorização do plano de carreira para os profissionais da educação. A CNTE já propôs diretrizes claras sobre o tema, disponíveis aqui.
Jornada: normatização da jornada de trabalho do magistério, com o respeito ao cumprimento de um terço da jornada para a hora-atividade, conforme previsto na Lei 11.738 (Lei Nacional do Piso).

A Marcha Nacional é um grande instrumento de pressão para a necessária melhoria da educação no Brasil e valorização dos profissionais.

Marcada para o dia 05 de setembro em Brasília.

 Início da Marcha às 9:00 até o Congresso Nacional, com previsão de encerramento às 14:30. 

Vigília das 18:00 até às 3:00 da manhã do dia 06/09/2012 na Praça dos Três Poderes.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dilma afirma que o Brasil de hoje é o país da meritocracia

Dilma destacou ainda a importância do ensino público na redução da desigualdade. "A escola tem um aspecto de dar oportunidades para aquela faixa da população que não nasceu com todas as condições que no Brasil do passado garantiam o sucesso".

A presidente ressaltou a importância da educação pública na melhora das condições de vida das populações mais pobres. "A universidade vai servir também para os alunos do ensino público".


De acordo com ela, a escola pública tem um importante papel no desenvolvimento da ciência e da inovação no país. "Apostamos na renovação para ampliar a produtividade do nosso país".


"Sabemos que o Brasil precisa muito do que estamos vivenciando aqui hoje", afirmou Dilma. "Nós vamos dar os necessários passos a frente quando conseguirmos generalizar em todo o país essa vocação científica".

Boa Semana !

"O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la".

"O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento".

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Parabéns ao Professor Icaro !

Que todas as maravilhas venham repousar sobre ti neste dia tão lindo. A tua existência é o maior motivo da minha alegria, por isso te desejo todo amor e felicidade que mereces. Meus parabéns e um Feliz Aniversário!



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vereador que faz acontecer !


O canditato que atua junto as necessidades das comunidades !

Boa Semana !

“A educação é a base, o princípio da transformação de qualquer ser humano. Quando se tem uma educação desenvolvida junto com a comunidade, é possível afastar o jovem da criminalidade e da violência". 

Seminário Internacional debate o direito à educação na primeira infância


Evento é aberto ao público e será realizado em São Paulo no dia 22/8, às 19h; na ocasião, será apresentado o relatório internacional “Direitos desde o princípio: Educação e Cuidados na Primeira Infância”, da Campanha Mundial pela Educação.
O relatório foi produzido no marco da Semana de Ação Mundial 2012, mobilização internacional que neste ano destacou como tema o direito à educação na primeira infância, e teve ampla participação da sociedade civil em todo o mundo. Os autores sublinham que apenas a metade dos países do mundo tem programas oficiais voltados a crianças de até 3 anos e que, mesmo nestes países, apenas uma minoria das crianças nesta faixa etária é atendida.

Local: Auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Av. da Universidade, 220 - Travessa Onze - Cidade Universitária - São Paulo.
 
campana@campanaderechoeducacion.org

domingo, 19 de agosto de 2012

Ministro quer mais agilidade na reforma do ensino médio

Com relação a essa etapa do ensino, em que os dados do Ideb apontam quadro de estabilidade, Mercadante diz que as ações devem passar pela ampliação das escolas de tempo integral e pela reformulação do currículo. “Precisamos de um novo currículo, mais flexível, menos fragmentado, tirando um pouco dessa sobrecarga de disciplinas”, afirmou o ministro, no programa de rádio Hora da Educação, nesta sexta-feira, 17. O ensino médio da rede pública tem hoje 13 disciplinas obrigatórias, mas pode chegar a 19, com as opcionais.


Ainda de acordo com o ministro, haverá pressão por resultados no Enem, “que vai ser o elemento estruturante do ensino médio”. 

As novas diretrizes do ensino médio, homologadas em janeiro deste ano, estabelecem que o MEC encaminhe ao Conselho Nacional de Educação (CNE) uma proposta de novo currículo. O projeto será apresentado em consonância com o Plano Nacional de Educação, que prevê o direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes do ensino médio. Já está em andamento o estudo que permitirá o aprofundamento e o detalhamento dessa proposta curricular. 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Boa Semana !

Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.

Professores da rede têm entrada gratuita na 22ª Bienal do Livro

Com uma programação repleta de oficinas e palestras, o espaço promete dar foco à formação do professor-leitor. “A ideia é que se o professor não for um bom leitor,ele dificilmente conseguirá formar bons leitores”

Para os 235 mil professores da rede estadual de ensino, fica a dica: Visite o Espaço do Professor na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Presidente do CNE defende mais autonomia para escolas públicas

“As diretrizes devem provocar a reação da escola”, diz ele, convencido de que a transformação da etapa final da educação básica no Brasil só se dará a partir de projetos político-pedagógicos criados pelas escolas públicas.  “A educação se faz na escola, na sala de aula, na relação do aluno com o professor. Não adianta a gente imaginar que essa transformação vai ocorrer por meio de uma lei”, afirmou José Fernandes, em entrevista à Rede de Comunicadores da Educação. “Não dá para se fazer no Brasil uma receita única, rígida, que se aplica a todas as escolas e regiões. Temos de dar sinalizações, direcionamentos, e apostar no compromisso e na capacidade dos professores e das escolas”.“A legislação dá autonomia para as escolas criarem seus projetos pedagógicos, mas, muitas vezes, elas não se sentem à vontade para essas mudanças ou não têm informações suficientes. As diretrizes devem provocar esse debate para que as escolas assumam o compromisso de melhorar a educação”, diz. O Ministério da Educação envia ainda este ano as diretrizes para todas as escolas públicas.“A escola deve dar conta dos conhecimentos científicos, mas as diretrizes deixam claro que não são únicos. É preciso tratar da relação entre as pessoas e com o meio ambiente”, explica. Por isso, a importância da formação continuada dos professores para a atualização de conteúdos.  

frases

A compaixão tem pouco valor se permanece uma idéia; ela deve tornar-se nossa atitude em relação aos outros, refletida em todos os nossos pensamentos e ações.


"Obstáculo é aquilo que você enxerga quando tira os olhos do seu objetivo."

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Educação no Brasil

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). 

O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação). Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia). Entretanto, podemos notar que a evolução da sociedade, de certo modo, faz com que a escola se adapte para uma vida moderna, mas de maneira defensiva, tardia, sem garantir a elevação do nível da educação. Já sabemos que não basta, como se pensou nos anos 1950 e 1960, dotar professores de livros e novos materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina. Para uma mudança efetiva de crença e de atitude, caberia considerar os professores como sujeitos. Sujeitos que, em atividade profissional, são levados a se envolver em situações formais de aprendizagem. Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, feita de cima para baixo, e se converter em um verdadeiro processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo, e não como uma agressão.

Enquanto isso, nós continuamos longe de atingir a meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade e carregando o fardo de um baixo desempenho no IDEB. Com o índice de aprovação na média de 0 a 10, os estudantes brasileiros tiveram a pontuação de 4,6 em 2009. A meta do país é de chegar a 6 em 2022.




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Frase

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".


Processo de Atribuição de Aulas e Classes 


Para o processo seletivo, professores candidatos à contratação temporária para o ano letivo de 2013 e que não atuaram na rede estadual neste ano podem se inscrever para a prova até o dia 17 de setembro em uma das 91 Diretorias Regionais de ensino em todo o Estado.
Para o processo de atribuição de aulas e classes, os docentes estáveis e temporários atuantes em 2012 deverão fazer o cadastro diretamente no Portal da Secretaria da Educação, de hoje até 19 de setembro, além de se inscreverem no processo seletivo simplificado em uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino.
Os professores efetivos, que não precisam participar do processo seletivo, devem fazer a inscrição para a atribuição de aulas ou classes entre os dias 24 de setembro e 26 de outubro, pelo Portal da Educação.
Para o processo de atribuição de aulas e classes, os docentes estáveis e temporários atuantes em 2012 deverão fazer o cadastro diretamente no Portal da Secretaria da Educação, de hoje até 19 de setembro, além de se inscreverem no processo seletivo simplificado em uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino.
Os professores efetivos, que não precisam participar do processo seletivo, devem fazer a inscrição para a atribuição de aulas ou classes entre os dias 24 de setembro e 26 de outubro, pelo Portal da Educação.

Os docentes interessados devem comparecer à Diretoria Regional de Ensino de sua preferência munidos de documentos pessoais e comprovante de habilitação ou qualificação docente.


http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/processo-de-atribuicao-de-aulas-e-classes-comeca-nesta-quarta-feira