terça-feira, 31 de julho de 2012
Frases
"O mestre disse: Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta".
"Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem".
Boa Tarde à todos !
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Reunião
Com a formação do Grupo Especial de Assessoria Educacional, temos como Apoio o político do Exmo Vereador Senival Moura para análise e apresentação de propostas ligadas ao campo da Educação.Tais propostas devem contemplar ações e projetos nas esferas municipal e estadual que possam além de atenderem critérios como justiça social e idoneidade serem rapidamente implementados, visando atenuar o nivél de vulnerabilidade social em nossa região, e também atender os justos reclamos da sociedade e cidadãos da Zona Leste, que necessitam de maior apoio e atenção no concernente a esta área tão importante e transformadora, vital para uma vida mais justa e igualitária que é a EDUCAÇÃO.
Conforme entendimentos mantidos durante reuniões.
Frases
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção''.
"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."
"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Abertas inscrições para projetos científico-educacionais em Cuba
Quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 15:24
Grupos de pesquisa de todo país têm até 20 de setembro para
apresentar projetos de intercâmbio educacional e científico entre Brasil e Cuba.
O edital prevê o financiamento de bolsas de estudos para doutorado e
pós-doutorado em instituições cubanas para apoio a pesquisas em todas as áreas
do conhecimento.
As missões de estudos podem ter duração de três meses a um ano e ser realizadas duas vezes ao ano. Para participar, os grupos de pesquisa precisam ser vinculados a um programa de pós-graduação avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, preferencialmente, com conceitos de excelência 5, 6 ou 7. Os pesquisadores também precisam fazer a publicação conjunta de artigos técnico-científicos, e o coordenador do projeto, comprovar o título de doutor há pelo menos cinco anos, além de ter a equipe composta por no mínimo dois doutores. O grupo também deve se comprometer a formar recursos humanos, entre outros requisitos.
Além da bolsa de estudos, a Capes paga transporte aéreo, diárias, seguro-saúde e auxílio-instalação para as missões aprovadas nos projetos, que podem ser do tipo missão de trabalho ou de estudo. Após a aprovação, os trabalhos podem ser realizados em dois anos, renováveis por mais dois.
O edital também prevê a vinda de doutores e pesquisadores cubanos ao Brasil. O início das atividades dos projetos e a liberação dos recursos estão previstos para janeiro de 2013.
Mais informações, inscrições e edital na página da Capes na internet.
http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/cuba/mes-projetos
As missões de estudos podem ter duração de três meses a um ano e ser realizadas duas vezes ao ano. Para participar, os grupos de pesquisa precisam ser vinculados a um programa de pós-graduação avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, preferencialmente, com conceitos de excelência 5, 6 ou 7. Os pesquisadores também precisam fazer a publicação conjunta de artigos técnico-científicos, e o coordenador do projeto, comprovar o título de doutor há pelo menos cinco anos, além de ter a equipe composta por no mínimo dois doutores. O grupo também deve se comprometer a formar recursos humanos, entre outros requisitos.
Além da bolsa de estudos, a Capes paga transporte aéreo, diárias, seguro-saúde e auxílio-instalação para as missões aprovadas nos projetos, que podem ser do tipo missão de trabalho ou de estudo. Após a aprovação, os trabalhos podem ser realizados em dois anos, renováveis por mais dois.
O edital também prevê a vinda de doutores e pesquisadores cubanos ao Brasil. O início das atividades dos projetos e a liberação dos recursos estão previstos para janeiro de 2013.
Mais informações, inscrições e edital na página da Capes na internet.
http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/cuba/mes-projetos
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Comunicado sobre as eleições 2012
Comunicado
Brasília, 11 de julho de 2012
Companheiros (as) dirigentes petistasVenho por meio deste, comunicar que a Secretaria Nacional de Comunicação do PT, preparou uma série de ações práticas para a campanha eleitoral de 2012.
• - gravação de depoimentos para rádio e TV com apoios para nossos candidatos com a direção nacional do PT, deputados federais, senadores e ministros. Os vídeos serão enviados para os comitês em DVD e postados na internet, assim como os áudios;
• - blogs “RedePT13” com informações do governo federal separados por estado e cidades.
Clique no link para conhecer e divulgar: http://redept13.blogspot.com.
O e-mail de contato para solicitações de gravações é pteleicoes@gmail.com.
O ex-presidente Lula também está se organizando para gravar os depoimentos. O e-mail para solicitações é campanha2012@pt.org.br
Solicitamos a divulgação deste recurso às coordenações de candidaturas no seu respectivo estado.
Saudações petistas com os votos de uma excelente e vitoriosa campanha.
Abraço,
Número de brasileiros com ensino superior aumenta mais de quatro vezes em dez anos
Percentualmente, o país passou de 2,7% da população com ensino superior para 13,39% nos últimos dez anos. O número de mestres e doutores também aumentou, passando de 0,18% para 0,83%, de acordo com os dados. Apesar do crescimento, o percentual ainda é considerado baixo e pode ser um entrave para o projeto de desenvolvimento do país, de acordo com a especialista em políticas públicas educacionais Maria Beatriz Luce. “Precisamos aumentar a escolaridade geral dos brasileiros para garantir acesso a novas tecnologias”.
O novo Plano Nacional de Educação – que foi aprovado esta semana pela Câmara dos Deputados e será encaminhado para o Senado – prevê chegar a 30% da população com ensino superior em dez anos, sendo 50% desse total de jovens entre 18 e 24 anos. O documento prevê, ainda, o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor dentro de uma década. “É uma meta bem mais ambiciosa, principalmente porque tem como foco expandir o acesso ao ensino superior garantindo qualidade”
“Passamos por um processo grande de interiorização das universidades federais, que deixaram de estar concentradas nas grandes cidades. Isso evita que os jovens tenham que se deslocar e permite a população adulta, que já trabalha, conseguir estudar”.Iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas de estudo de 100% e 50% em faculdades particulares – também colaboraram. “O primeiro permitiu que todas as vagas ofertadas nas universidades federais fossem preenchidas e o segundo que a população de baixa renda tivesse acesso ao ensino superior.”
FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.
Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no SINAES. O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.
Acesse o site do FIES e faça sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br/
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.
Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no SINAES. O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.
Acesse o site do FIES e faça sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br/
Universidades estrangeiras de renome oferecem 27 cursos online gratuitos no 2° semestre
Segue Link: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/07/24/universidades-estrangeiras-de-renome-oferecem-27-cursos-online-gratuitos-no-2-semestre.htm
Segue Link: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/07/24/universidades-estrangeiras-de-renome-oferecem-27-cursos-online-gratuitos-no-2-semestre.htm
Representantes dos professores universitários não gostaram de proposta de reajuste do governo
Luciene CruzDa Agência Brasil, em Brasília
Os representantes das instituições federais de ensino continuam insatisfeitos com a oferta do governo, depois de mais uma rodada de negociação. A nova proposta de reajustes foi apresentada nesta terça-feira (24) e inclui reajustes que variam de 25% a 40% e a antecipação da vigência do plano de reestruturação de carreiras.
Segundo a presidente do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Marinalva Oliveira, a oferta governamental não teve avanço. “É a mesma essência da proposta anterior, ou seja, não reestrutura a carreira”, reclamou.
A nova proposta será levada às assembleias nos estados. O parecer da categoria deve ser apresentado até a próxima semana. “Vamos levar a proposta às nossas bases, realizar assembleias para que retornemos ao governo com um posicionamento”, disse. Os representantes do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) também não concordaram com a nova oferta.
Segundo a presidente do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Marinalva Oliveira, a oferta governamental não teve avanço. “É a mesma essência da proposta anterior, ou seja, não reestrutura a carreira”, reclamou.
A nova proposta será levada às assembleias nos estados. O parecer da categoria deve ser apresentado até a próxima semana. “Vamos levar a proposta às nossas bases, realizar assembleias para que retornemos ao governo com um posicionamento”, disse. Os representantes do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) também não concordaram com a nova oferta.
Câmara aprova 10% do PIB para a Educação
Nesta terça-feira, 26 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou, com o voto de todas as lideranças partidárias, a proposta de Plano Nacional de Educação contendo a elevação dos recursos para o setor educacional para 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
Conforme o texto aprovado, a determinação é que se amplie os recursos para a Educação, dos atuais 5,1% do PIB para 7%, no prazo de cinco anos, até atingir os 10% ao fim de vigência do plano. A proposta agora segue para o Senado.
GOVERNO
ESTADUAL DESACATA DECISÃO JUDICIAL E NÃO QUER CUMPRIR JORNADA DE 1/3 DE HORA
ATIVIDADE
A lei do piso é
uma conquista importante para todos que lutam por uma educação de qualidade.
São Paulo desde 2008 resiste em cumpri-la. Agora não vendo mais saída criou
manobras aritméticas para mais uma vez não respeitar a lei no que diz respeito
à jornada de trabalho.
O
governo do Estado de São Paulo está destruindo a profissão do professor na rede
pública
Nos mais de 15 anos de governo
tucano no estado de São Paulo, o PSDB atacou duramente os professores retirando
direitos e benefícios, e reduzindo o salário e alimentação aos níveis mais
baixos do país.
Governo do PSDB humilha professores com
vale-coxinha de R$ 4 e proibição de comer merenda
Primeiro
o governo do PSDB comete o verdadeiro crime de pagar um salário de fome aos
professores (roubando mais de 50% do poder de compra dos salários nas duas
últimas décadas) e não cumpre sequer com a Lei 11.738 que manda reduzir a
jornada dos professores, estabelecendo o máximo de 2/3 da jornada em atividades
com alunos. Ao mesmo tempo, mostrando sua disposição de maltratar os
educadores, há
12 anos, paga um “tíquete-alimentação” de R$ 4 apenas para uma
parte da categoria e não contempla todos os dias do mês.
Desta
forma, dezenas de milhares de professores que trabalham em duas, três ou mais
escolas, em até três períodos, são obrigados a se servir da merenda escolar por
não dispor de tempo e recursos para sequer lanchar na cantina da escola (onde
há).
GOVERNO DO ESTADO CONTINUA ATAQUE CONTRA PROFESSORES CONCURSADOS
Recentes
reportagens veiculadas informam que o Estado de São Paulo continua vetando a
posse de professores concursados. Depois do veto por problemas de obesidade,
miopia e outros, agora ele ocorre com professores que em algum momento
estiveram em licença por motivo de depressão.
Trata-se
de mais uma decisão absurda do governo estadual, que submete esses
profissionais a uma situação de discriminação, injustiça e preconceito, num
contexto aonde o Brasil vem avançando na garantia dos direitos humanos a
parcelas cada vez maiores da população. O exemplo dos profissionais
anteriormente vetados – e que movem ações contra o Estado. Esses professores
ministram aulas na rede estadual de ensino como temporários. Assim, perguntamos
novamente: por que esses professores podem ser ocupantes de função atividade,
mas não podem ser efetivos?
MILHARES DE PROFESSORES/AS ESTÃO SEM SALÁRIOS!
O governo Alckmin/Hermann a cada ano amplia os ataques aos direitos dos
professores/as. Se fosse pouco a divisão de nossas férias e o fim da categoria
L, neste mês de março milhares de professores/as não receberam seus salários.
Essa situação ocorreu
com os novos professores/as categoria O, os efetivos que assumiram este ano e
com os professores/as que tiveram aulas atribuídas após a fase inicial.
Debates
MODELO
PRIVATISTA E AS ALTERAÇÕES NO ENSINO MÉDIO EM SÃO PAULO
Governo Tucano quer privatizar a escola Pública.
Contratação do profissional através do
mecanismo subjetivo do “Perfil”, acabando com o sistema de pontuação previsto no Estatuto do Magistério – Lei nº 444/85;
Introdução de avaliações periódicas para os profissionais nelas
inscritos;
Possibilidade de dispensa do docente no decorrer do ano letivo;
Maior controle dos profissionais por parte da direção e diretoria de
ensino;
O aprofundamento do sistema de bonificação via 50% a mais no salário;
A ampliação dos
“projetos da pasta”, que contribui para a, maior, divisão de nossa categoria.
domingo, 22 de julho de 2012
Proposta de Trabalho
Com objetivo de traçar propostas, preferencialmente em São Miguel / Itaim Paulista, bem como delinear ações, com a participação de educadores, especialistas e outros convidados de setores da sociedade,bem como oferecer e servir melhores perspectivas e lutar por mudanças significativas na qualidade da educação, visando à comunidade carente de nossa região:
- Trazer a comunidade escolar pais , alunos e professores para o centro do debate, com a perspectiva de sugestões e contribuições para a melhor concepção dos projetos ;
- Moldar,delinear de forma transparente e democrática alternativas de cunho cultural, educacional e social ;
- Conscientizar a população e sugerir ações para politizá-la e esclarecer no sentido de cobrar e exigir das instituições e poderes públicos, seus direitos enquanto cidadãos ;
- Aproximação e interação com projetos já existentes como o UNESP vai a escola, Projeto Curumim, Manifesto de Apoio a Cultura, Vai de cultura e Vai de esporte;
- Apropriar-se das estruturas dos CEUs municipais para oferecimento de cursos de idiomas e informática abertos a comunidade, bem como sua efetiva inclusão como alternativa de lazer à noite e finais de semana ;
- Escolas estaduais abertas consistem no projeto de oferecer alternativas como quadras e bibliotecas das escolas estaduais como espaços de lazer e cultura abertos a população em geral circunvizinha a estas escolas com perspectivas de lazer e criação da hábitos saudáveis , como esportes e apresentações de projetos culturais com música, teatro, artes visuais e circenses, entre outros ;
- Geração de projetos integrados , cultura , esporte , educação ;
- Criação e operacionalização urgente de um Centro de Convivência Infantil (CCI/CEI) creche , na zona leste em local ainda a ser definido, considerando a grande demanda por este tipo de equipamento, com um projeto multidisciplinar , com um atendimento e qualificação diferenciada agregado a Prefeitura Municipal de São Paulo ;
- Incentivo ao esporte popular com iniciativas como , por exemplo , campeonatos de futebol , vôlei , basquete e outros esportes com a coordenação de professores de educação física .
Assinar:
Postagens (Atom)
